A ALGAREA MINERAÇÃO LTDA é uma empresa brasileira, sediada no Município do Rio de Janeiro, fundada em 2000 sendo o resultado de anos de estudos e pesquisas, realizadas desde 1985, especialmente sobre o GRANULADO DE ALGAS MARINHAS TIPO LITHOTHAMNIUM depositado na plataforma continental brasileira e seu imenso potencial para os mais diversos mercados.

Pioneira no Brasil, vem empreendendo estudos de monitoramento na plataforma continental para a explotação consciente do mineral denominado Granulado de Algas Marinhas Tipo Lithothamnium, sedimento de origem orgânica produzido a partir de Algas Calcárias de varias espécies, e conhecido genericamente por Lithothamnium ou Maerl.

Esse minério é um biocatalizador orgânico composto por mais de 40 micro e macro-nutrientes, sendo rico em cálcio e magnésio. Sua atuação única é explicada principalmente pelo fato de ser um produto de origem orgânica que disponibiliza, rápida e eficazmente, nutrientes de alta qualidade essenciais aos organismos vivos, que geralmente não estão presentes na nutrição. Por isso, sua aplicação tem eficácia comprovada nos segmentos de Nutrição Vegetal e Animal, dentre outras.

No exterior, o Granulado de Algas Marinhas Tipo Lithothamnium, conhecido há mais de 200 anos, vem sendo explotado nos últimos 30 anos por países desenvolvidos, apresentando resultados de grande importância para a Nutrição Vegetal e Nutrição Animal. É aplicado na indústria de países como Brasil, França, Japão, Canadá, USA, Itália, Inglaterra, Holanda, Alemanha e Irlanda, que possuem rigorosa legislação ambiental. A partir dessa experiência internacional, a ALGAREA tem investido pesadamente em aprimoramento técnico, capacitação e controle ambiental, e hoje é uma referência no mercado.

Esse investimento torna-se especialmente importante no Brasil, onde os estudos comprovaram que a plataforma continental possui áreas com extensa cobertura de algas calcarias. A extração é feita pontualmente por draga de caçamba monitorada por GPS. O material extraído é, quase em sua totalidade, sedimento mineralizado da alga morta e não da alga viva propriamente dita. Desta forma, o impacto ambiental é minimizado. O beneficiamento industrial do material extraído é feito com rigoroso controle de temperatura para preservar as propriedades bio-catalíticas do produto.

A extração e beneficiamento se dão através de infra-estrutura própria, e o processo de beneficiamento, constituído pelas etapas de secagem, moagem, ensacamento e estocagem do minério, seguem as mais rigorosas normas de segurança e preservação ambiental. Além disso, a estrutura industrial da ALGAREA obedece aos mais altos padrões de qualidade, tecnologia e segurança no trabalho.

A ALGAREA oferece ao mercado produtos como o próprio Granulado de Algas Marinhas Tipo Lithothamnium, e como resultado de seu processo industrial, o Alfertil® e o Superal®.

Alfertil® (100% Lithothamnium) é o único produto que equilibra de forma completa a nutrição dos solos e das plantas, potencializando o adubo químico ou natural, com aumento da produtividade e da sanidade vegetal.

Superal® (100% Lithothamnium é um novo ingrediente natural para rações animais, que contém macro e micro-nutrientes minerais organicamente equilibrados, proporcionando ganhos na sanidade e produção animal.


 
CERTIFICAÇÔES
A ALGAREA é devidamente certificada pelo Governo Brasileiro. Além do alvará nº 1.763, que permite a realização das extrações na Jazida, possui também os seguintes registros legais:
   
IBAMA
Licença Ambiental - LP nº 219/2005 de 24.11.2005 (156 KB)
EIA
RIMA
   
Ministério da Agricultura
RJ-06180-8 (316 KB)
   
FEEMA
FE 007756 (416 KB)
   
DRM-RJ
1.272-6 (128 KB)
   
Caso você não possua o Adobe Acrobat, clique para fazer o Download.